No dia 09 de abril de 2014, a equipe de bolsistas da escola Dr. João Ribeiro Ramos juntamente com os Coordenadores do PIBID- UVA-HISTÓRIA 2013, estiveram realizando sua primeira visita a referida instituição. Na oportunidade, a equipe aproveitou para conhecer o espaço físico do colégio e também, o Núcleo Gestor que compõe aquela agremiação.
quinta-feira, 17 de abril de 2014
domingo, 29 de setembro de 2013
X Semana de História, I EEGTEH-ANPUH/CE e IV SEH-PET ENSINO DE HISTÓRIA: VELHOS PROBLEMAS, NOVOS DESAFIOS
O EVENTO
Em 2013 o Curso de História da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano, da Universidade Estadual do Ceará, Campus de Limoeiro do Norte, completa 45 anos de existência. Esta é uma data histórica que será comemorada com a X Semana de História da FAFIDAM. Nesta edição do evento também será realizado o I Encontro Estadual do GT Ensino de História da ANPUH - CE e o IV Simpósio de Estudos Históricos do PET - Programa de Educação Tutorial.
Ensino de História: Velhos Problemas, Novos Desafios foi o tema escolhido para o evento que, por sua abrangência e importância, pretende refletir a respeito das problemáticas e desafios do ensino de história, reunindo além do público costumeiro (professores e estudantes do ensino superior), professores e estudantes da Educação Básica, para que possamos pensar mais profundamente a relação entre os espaços de formação dos professores de história e os espaços de atuação profissional, principalmente as escolas de Ensino Fundamental e Médio.
A parceria com a Coordenação do GT Ensino de História da Associação Nacional de História - ANPUH - Seção Ceará, sob a coordenação do Prof. Dr. Francisco Egberto de Melo, do Curso de História da Universidade Regional do Cariri - URCA, contribuiu para ampliar a abrangência do evento.
As atividades do Curso de História da Faculdade de Filosofia de Filosofia Dom Aureliano Matos - FAFIDAM tiveram início em 08 de agosto de 1968, tendo formado a maioria dos professores de História que atuam na região do Baixo e Médio Jaguaribe, atendendo a cerca de 16 municípios, entre os quais podemos destacar Itaiçaba, Jaguaruana, Palhano, Russas, Quixeré, Limoeiro do Norte, Tabuleiro do Norte, São João do Jaguaribe, Alto Santo, Iracema, Jaguaribe, Jaguaribara, Jaguaretama e Morada Nova.
Ensino de História: Velhos Problemas, Novos Desafios é um evento científico que pretende para aprofundar as discussões sobre o ensino de história, destacando os processos de formação e de ensino-aprendizagem, metodologias de ensino, materiais didáticos e a questão da educação histórica, tentando destacar o papel desta disciplina diante das problemáticas das sociedades contemporâneas.
Refletir sobre o ensino de História é pensar em processos formativos que se desenvolvem em diversos espaços, é pensar fontes e formas de educar numa sociedade complexa e marcada por injustiças e desigualdades sociais. É, sobretudo, pensar as políticas públicas educacionais marcadas por trajetórias históricas que têm contribuído para a exclusão de determinados segmentos da sociedade brasileira. Pensamos, ainda, que o Ensino de História tem muito a contribuir para a discussão e apreensão dos valores humanísticos que vem sendo continuamente desvalorizados no atual contexto das sociedades capitalistas contemporâneas.
Nesse contexto compreendemos que o debate acerca das diversas problemáticas que vêm à tona quando pensamos a respeito desta temática se insere num espaço de lutas politicas e teóricas. Lutas que precisam ser discutidas e repensadas.
O Ensino de História tem sido nos últimos anos debatido por diversas instancias da sociedade brasileira. Desta forma, adotamos a temática para trazermos as reflexões atuais acerca das inquietações que rodeiam essa área do conhecimento e dialogarmos sobre os desafios que temos que enfrentar no sentido de operar transformações efetivas no campo do ensino de história.
As transformações sociais, políticas e educacionais têm forte impacto na forma como o campo educacional e a escola, enquantolocus privilegiado, se estruturam. Assim, é de estrema importância perceber como essas transformações se relacionam com o próprio ensino de História e em que medida operam modificações na produção historiográfica. Portanto, é uma tarefa importante da comunidade dos profissionais da história pensar o seu ofício, em especial, o exercício da docência e as condições de formação dos professores de história.
OBJETIVO GERAL
Proporcionar um espaço de reflexão sobre o Ensino de História, tendo como foco os problemas e os desafios enfrentados por professores e estudantes do ensino superior e da educação básica, na tentativa de realizar uma análise dos processos de formação dos profissionais da história e dos processos de ensino-aprendizagem e da função social do ensino de história.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1. Aproximar a universidade e dos professores e estudantes da Educação Básica;
2. Refletir sobre o papel do livro didático de história e dos materiais didáticos no processo de ensino-aprendizagem na Educação Básica;
3. Realizar um diagnósticos dos principais problemas e desafios enfrentados por professores e alunos da Educação Básica.
PÚBLICO-ALVO: professores e estudantes dos cursos de graduação em História e áreas afins do Ceará e professores e estudantes da Educação Básica das regiões Baixo e Médio Vale do Jaguaribe.
Número de Participantes: 355 (trezentos) participantes.
quinta-feira, 12 de setembro de 2013
XI SEMANA DE HISTÓRIA: Variações da História Regional
A XI SEMANA DE HISTÓRIA ocorrerá dentro de um processo de reflexão sobre a História, concepções teóricas e metodológicas, no enfoque da valorização das pesquisas e estudos realizados (e em andamento) sobre a História Local. Busca-se dar ênfase a necessidade de pesquisar espaços e contextos que ficam esquecidos, sendo incentivados no cotidiano apenas aspectos históricos nacionais ou temas já consagrados.
A partir das discussões das linhas de pesquisa que temos e sobre a prática desenvolvida em pesquisas locais é possível contribuir para a formação dos historiadores iniciantes através da exposição, debate, performances, palestras,etc sobre aspectos plurais da história sobralense e da região Norte do estado.
domingo, 4 de agosto de 2013
III ENCONTRO PIBID UVA: DESAFIOS DA INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSOR
A Pró-Reitoria de Ensino de
Graduação da Universidade Estadual Vale do Acaraú (PROGRAD/UVA), através das
Coordenações Institucionais do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência
(PIBID/UVA), torna pública a abertura de inscrições e estabelece normas relativas à submissão de trabalhos
para o III ENCONTRO PIBID UVA: DESAFIOS DA INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO DE
PROFESSOR, que será realizado nos dias
17 e 18 de outubro de 2013, no Campus Betânia, Sobral - Ceará.
OBJETIVOS
O III Encontro PIBID/UVA tem como
objetivos principais divulgar atividades realizadas no âmbito do Programa
Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, em parceria com a UVA e com
outras Instituições de Ensino Superior - IES; promover a integração entre pibidianos
e demais representantes da comunidade acadêmica; incentivar a troca de experiências
significativas relacionadas com a iniciação à docência.
PÚBLICO ALVO
- O III Encontro PIBID/UVA destina-se prioritariamente aos bolsistas do PIBID, ambientados na UVA ou em outras IES, aos quais se restringe a apresentação de trabalhos. Contudo, poderão participar das demais atividades do evento quaisquer outros representantes de comunidade acadêmica voltadas à licenciatura ou a outros contextoseducacionais.
- Os atuais bolsistas do PIBID/UVA devem participar do evento assistindo às palestras, inscrevendo-se em uma sala temática e enviando, pelo menos, um trabalho para apresentação na forma de comunicação oral ou pôster.
Atenção: Para maiores informações, acessar o edital disponível em link na área de INFORMES no lado esquerdo da página deste blog.
Fonte: EDITAL 12/2013 (PROGRAD) da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
domingo, 19 de maio de 2013
V Simpósio Ipu
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Foto: http://simposiodeipu.blogspot.com.br/ |
O V Simpósio Ipu visa
aprofundar os diálogos, percepções de mundo e conceitos que se mantiveram
perene desde dos simpósios anteriores - em 2009, “Memória, identidade
e cidade”; em 2010, “Cearensidades: Memórias e identidades”; em
2011, “Pensar o pensar o cearense numa visão ibiapabana”, em 2012 “Novos
Olhares das Pluralidade: Desenvolvimento e Cultura”, como um mecanismos
de preparar, apurar e refinar as subjetividades presente da Ibiapaba, já
que quaisquer decisões tomada por parte dos agentes num
território, conectam-se diretamente com as suas subjetividades,
sendo a cultura sua maior fonte.
Portanto, a quinta edição tem como objetivo maior,
a partir da base dos outros simpósios, promover uma avaliação do estado
atual de estudos sobre a problemática da sociedade civil na sua relação com o
Estado, em distintos espaços e temporalidades, aprofundando o intercâmbio de
pesquisas e reflexões sobre os embates atuais em torno daspráticas intra
e inter Poder da Mídia, portanto, aspectos relacionados à Mídia, à sociedade, à
política, à economia e à cultura relacionadas ao desfragmentar do poder (em
seus diversos aparelhos privados de hegemonia), dentro do próprio aparelho de
Estado, não se sedimenta restritamente em requisitos econômicos, mas numa
configuração que envolve além do econômico, a presença da(s) memória(s),
de identidade(s) e de um lugar para poder pensar o próprio
pensar vigente, tanto em relação as memórias como em relações as
identidades. Essas noções conceituais fundem-se para sedimentar o espaço
apropriado para as discussões em torno do conhecimento.
Curador do Simpósio Ipu - Marcos Sampaio
(88)97620191
Para maiores informações sobre a programação do V Simpósio Ipu e como realizar sua inscrição no evento, acesse o blog do Simpósio de Ipu: http://simposiodeipu.blogspot.com.br/ ou entre em contato com o curador do Simpósio Ipu - Marcos Sampaio : (88)97620191
OFICINA: "Um despertar para a Educação Patrimonial"
No dia 14 de maio de 2013, foram realizadas
em Sobral, durante manhã e tarde, dentro da programação do III
Seminário PET – História & Ensino de História, oficinas apresentadas
pelos bolsistas do PIBID História-UVA com a temática “Um despertar para a
Educação Patrimonial”. As oficinas foram realizadas nas seguintes escolas: E.E.F.
Prof. Gerardo Rodrigues, E.E.F. Netinha Castelo, Colégio Estadual Dom José
Tupinambá da Frota e CERE Prof. José Euclides Ferreira Gomes.
Colégio Estadual Dom José Tupinambá da Frota |
A partir de alguns trabalhos já
realizados, apresentados, e outros que ainda estão sendo desenvolvidos pelos
bolsistas do PIBID do curso de História na área do “Patrimônio” nas escolas
Ministro Jarbas Passarinho e Prof. Luis Felipe, foi pensado então em ampliar a
discussão sobre Educação Patrimonial às escolas do município de Sobral,
conforme já citadas acima, buscando atender a alunos do ensino fundamental do
6º ao 9º Ano. A oficina teve o objetivo de discutir o patrimônio
histórico-cultural, local ou nacional, para um melhor entendimento e
consequente preservação e valorização de tal.
Alunos na escola Prof. Gerardo Rodrigues |
Com base na importância da
preservação dos patrimônios históricos artísticos e culturais para que com isso
seja preservado a memória e a identidade de um povo, comunidade ou nação,
buscamos com a temática “Um despertar
para a Educação Patrimonial”, apresentar os conceitos sobre: Patrimônio,
patrimônios materiais, patrimônios imateriais, bens culturais, preservação,
tombamento, IPHAN, cultura, identidade e memória. Buscamos enfatizar a
importância de se preservar também os patrimônios mais próximos desde a própria
casa, praça do bairro ou cidade, escola, a vida, o próprio corpo, a família, as
amizades entre outros.
A oficina seguiu com a
apresentação dos conceitos acerca de patrimônio; discussão sobre a valorização
patrimonial e cultural, e por fim foi feita uma atividade abordando o assunto
promovido nas escolas, buscando, desse modo, um retorno do grupo trabalhado.
Alunos na escola CERE Prof. José Ferreira Gomes Júnior |
Avalio o contato e oficinas
realizadas com os alunos do ensino fundamental das escolas já mencionadas como
atividades muito importantes e positivas, haja vista as discussões geradas
entre os bolsistas do PIBID História e os alunos, e a compreensão deles conforme
demonstrado nos trabalhos dirigidos acerca da importância de se preservar os seus
patrimônios.
E.E.F. Professor Gerardo Rodrigues
CERE Professor Euclides Ferreira Gomes Júnior
E.E.F.M. Dom José Tupinambá da Frota
E.E.F. Netinha Castelo
III Seminário PET - História & Ensino de História
Durante
os dias 14 a 17 de maio de 2013 foi realizado no Centro de Ciências Humanas
(CCH), Campus Junco, o III Seminário PET História da UVA com a temática
História & Ensino de História. O evento foi bastante produtivo com a
realização de Palestras, Minicursos, Simpósios Temáticos e Oficinas, buscando
abordagens que possibilitem o debate sobre o tema e suas
interdisciplinaridades.
Na abertura do III Seminário PET História, no dia 14 de
maio, foi feito o lançamento do livro “Um PET no sertão”, livro esse organizado
pelo professor Carlos Augusto Pereira dos Santos, que apresenta o resumo sobre
a trajetória e produção do Grupo PET História da UVA, resultados do biênio
2010-2012 do PET História, com uma catalogação de trabalhos realizados e
apresentados pelos Bolsistas do PET e demais acadêmicos do curso de História.
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