domingo, 19 de maio de 2013

OFICINA: "Um despertar para a Educação Patrimonial"




No dia 14 de maio de 2013, foram realizadas em Sobral, durante manhã e tarde, dentro da programação do III Seminário PET – História & Ensino de História, oficinas apresentadas pelos bolsistas do PIBID História-UVA com a temática “Um despertar para a Educação Patrimonial”. As oficinas foram realizadas nas seguintes escolas: E.E.F. Prof. Gerardo Rodrigues, E.E.F. Netinha Castelo, Colégio Estadual Dom José Tupinambá da Frota e CERE Prof. José Euclides Ferreira Gomes.

Colégio Estadual Dom José Tupinambá da Frota
A partir de alguns trabalhos já realizados, apresentados, e outros que ainda estão sendo desenvolvidos pelos bolsistas do PIBID do curso de História na área do “Patrimônio” nas escolas Ministro Jarbas Passarinho e Prof. Luis Felipe, foi pensado então em ampliar a discussão sobre Educação Patrimonial às escolas do município de Sobral, conforme já citadas acima, buscando atender a alunos do ensino fundamental do 6º ao 9º Ano. A oficina teve o objetivo de discutir o patrimônio histórico-cultural, local ou nacional, para um melhor entendimento e consequente preservação e valorização de tal.

Alunos na escola Prof. Gerardo Rodrigues
Com base na importância da preservação dos patrimônios históricos artísticos e culturais para que com isso seja preservado a memória e a identidade de um povo, comunidade ou nação, buscamos com a temática “Um despertar para a Educação Patrimonial”, apresentar os conceitos sobre: Patrimônio, patrimônios materiais, patrimônios imateriais, bens culturais, preservação, tombamento, IPHAN, cultura, identidade e memória. Buscamos enfatizar a importância de se preservar também os patrimônios mais próximos desde a própria casa, praça do bairro ou cidade, escola, a vida, o próprio corpo, a família, as amizades entre outros.

A oficina seguiu com a apresentação dos conceitos acerca de patrimônio; discussão sobre a valorização patrimonial e cultural, e por fim foi feita uma atividade abordando o assunto promovido nas escolas, buscando, desse modo, um retorno do grupo trabalhado.

Alunos na escola CERE Prof. José Ferreira Gomes Júnior
Avalio o contato e oficinas realizadas com os alunos do ensino fundamental das escolas já mencionadas como atividades muito importantes e positivas, haja vista as discussões geradas entre os bolsistas do PIBID História e os alunos, e a compreensão deles conforme demonstrado nos trabalhos dirigidos acerca da importância de se preservar os seus patrimônios.


E.E.F. Professor Gerardo Rodrigues

  

   
 


CERE Professor Euclides Ferreira Gomes Júnior




E.E.F.M. Dom José Tupinambá da Frota




E.E.F. Netinha Castelo




Nenhum comentário:

Postar um comentário