O EVENTO
Em 2013 o Curso de História da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano, da Universidade Estadual do Ceará, Campus de Limoeiro do Norte, completa 45 anos de existência. Esta é uma data histórica que será comemorada com a X Semana de História da FAFIDAM. Nesta edição do evento também será realizado o I Encontro Estadual do GT Ensino de História da ANPUH - CE e o IV Simpósio de Estudos Históricos do PET - Programa de Educação Tutorial.
Ensino de História: Velhos Problemas, Novos Desafios foi o tema escolhido para o evento que, por sua abrangência e importância, pretende refletir a respeito das problemáticas e desafios do ensino de história, reunindo além do público costumeiro (professores e estudantes do ensino superior), professores e estudantes da Educação Básica, para que possamos pensar mais profundamente a relação entre os espaços de formação dos professores de história e os espaços de atuação profissional, principalmente as escolas de Ensino Fundamental e Médio.
A parceria com a Coordenação do GT Ensino de História da Associação Nacional de História - ANPUH - Seção Ceará, sob a coordenação do Prof. Dr. Francisco Egberto de Melo, do Curso de História da Universidade Regional do Cariri - URCA, contribuiu para ampliar a abrangência do evento.
As atividades do Curso de História da Faculdade de Filosofia de Filosofia Dom Aureliano Matos - FAFIDAM tiveram início em 08 de agosto de 1968, tendo formado a maioria dos professores de História que atuam na região do Baixo e Médio Jaguaribe, atendendo a cerca de 16 municípios, entre os quais podemos destacar Itaiçaba, Jaguaruana, Palhano, Russas, Quixeré, Limoeiro do Norte, Tabuleiro do Norte, São João do Jaguaribe, Alto Santo, Iracema, Jaguaribe, Jaguaribara, Jaguaretama e Morada Nova.
Ensino de História: Velhos Problemas, Novos Desafios é um evento científico que pretende para aprofundar as discussões sobre o ensino de história, destacando os processos de formação e de ensino-aprendizagem, metodologias de ensino, materiais didáticos e a questão da educação histórica, tentando destacar o papel desta disciplina diante das problemáticas das sociedades contemporâneas.
Refletir sobre o ensino de História é pensar em processos formativos que se desenvolvem em diversos espaços, é pensar fontes e formas de educar numa sociedade complexa e marcada por injustiças e desigualdades sociais. É, sobretudo, pensar as políticas públicas educacionais marcadas por trajetórias históricas que têm contribuído para a exclusão de determinados segmentos da sociedade brasileira. Pensamos, ainda, que o Ensino de História tem muito a contribuir para a discussão e apreensão dos valores humanísticos que vem sendo continuamente desvalorizados no atual contexto das sociedades capitalistas contemporâneas.
Nesse contexto compreendemos que o debate acerca das diversas problemáticas que vêm à tona quando pensamos a respeito desta temática se insere num espaço de lutas politicas e teóricas. Lutas que precisam ser discutidas e repensadas.
O Ensino de História tem sido nos últimos anos debatido por diversas instancias da sociedade brasileira. Desta forma, adotamos a temática para trazermos as reflexões atuais acerca das inquietações que rodeiam essa área do conhecimento e dialogarmos sobre os desafios que temos que enfrentar no sentido de operar transformações efetivas no campo do ensino de história.
As transformações sociais, políticas e educacionais têm forte impacto na forma como o campo educacional e a escola, enquantolocus privilegiado, se estruturam. Assim, é de estrema importância perceber como essas transformações se relacionam com o próprio ensino de História e em que medida operam modificações na produção historiográfica. Portanto, é uma tarefa importante da comunidade dos profissionais da história pensar o seu ofício, em especial, o exercício da docência e as condições de formação dos professores de história.
OBJETIVO GERAL
Proporcionar um espaço de reflexão sobre o Ensino de História, tendo como foco os problemas e os desafios enfrentados por professores e estudantes do ensino superior e da educação básica, na tentativa de realizar uma análise dos processos de formação dos profissionais da história e dos processos de ensino-aprendizagem e da função social do ensino de história.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1. Aproximar a universidade e dos professores e estudantes da Educação Básica;
2. Refletir sobre o papel do livro didático de história e dos materiais didáticos no processo de ensino-aprendizagem na Educação Básica;
3. Realizar um diagnósticos dos principais problemas e desafios enfrentados por professores e alunos da Educação Básica.
PÚBLICO-ALVO: professores e estudantes dos cursos de graduação em História e áreas afins do Ceará e professores e estudantes da Educação Básica das regiões Baixo e Médio Vale do Jaguaribe.
Número de Participantes: 355 (trezentos) participantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário