quinta-feira, 12 de setembro de 2013

XI SEMANA DE HISTÓRIA: Variações da História Regional


A XI SEMANA DE HISTÓRIA ocorrerá dentro de um processo de reflexão sobre a História, concepções teóricas e metodológicas, no enfoque da valorização das pesquisas e estudos realizados (e em andamento) sobre a História Local. Busca-se dar ênfase a necessidade de pesquisar espaços e contextos que ficam esquecidos, sendo incentivados no cotidiano apenas aspectos históricos nacionais ou temas já consagrados. 

A partir das discussões das linhas de pesquisa que temos e sobre a prática desenvolvida em pesquisas locais é possível contribuir para a formação dos historiadores iniciantes através da exposição, debate, performances, palestras,etc sobre aspectos plurais da história sobralense e da região Norte do estado. 

domingo, 4 de agosto de 2013

III ENCONTRO PIBID UVA: DESAFIOS DA INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSOR




PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da Universidade Estadual Vale do Acaraú (PROGRAD/UVA), através das Coordenações Institucionais do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/UVA), torna pública a abertura de inscrições e estabelece  normas relativas à submissão de trabalhos para o III ENCONTRO PIBID UVA: DESAFIOS DA INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSOR, que será realizado nos  dias 17 e 18 de outubro de 2013, no Campus Betânia, Sobral - Ceará.

OBJETIVOS

O III Encontro PIBID/UVA tem como objetivos principais divulgar atividades realizadas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, em parceria com a UVA e com outras Instituições de Ensino Superior - IES; promover a integração entre pibidianos e demais representantes da comunidade acadêmica; incentivar a troca de experiências significativas relacionadas com a iniciação à docência.

PÚBLICO ALVO

  • O III Encontro PIBID/UVA destina-se prioritariamente aos bolsistas do PIBID, ambientados na UVA ou em outras IES, aos quais se restringe a apresentação de trabalhos. Contudo, poderão participar das demais atividades do evento quaisquer outros representantes de comunidade acadêmica voltadas à licenciatura ou a outros contextoseducacionais.
  • Os atuais bolsistas do PIBID/UVA devem participar do evento assistindo às palestras, inscrevendo-se em uma sala temática e enviando, pelo menos, um trabalho para apresentação na forma de comunicação oral ou pôster.

Atenção: Para maiores informações, acessar o edital disponível em link na área de INFORMES no lado esquerdo da página deste blog.


Fonte: EDITAL 12/2013 (PROGRAD) da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

domingo, 19 de maio de 2013

V Simpósio Ipu

Foto: http://simposiodeipu.blogspot.com.br/

O V Simpósio Ipu visa aprofundar os diálogos, percepções de mundo e conceitos que se mantiveram perene desde dos simpósios anteriores  - em 2009, “Memória, identidade e cidade”; em 2010, “Cearensidades: Memórias e identidades”; em 2011, “Pensar o pensar o cearense numa visão ibiapabana”, em 2012 “Novos Olhares das Pluralidade: Desenvolvimento e Cultura”,  como um mecanismos de preparar, apurar e refinar as subjetividades presente da Ibiapaba,  já que quaisquer  decisões tomada por parte dos agentes num território,   conectam-se diretamente com as suas subjetividades, sendo a cultura sua maior fonte. 

Portanto, a quinta edição tem como objetivo maior, a partir da base dos outros simpósios, promover uma avaliação do estado atual de estudos sobre a problemática da sociedade civil na sua relação com o Estado, em distintos espaços e temporalidades, aprofundando o intercâmbio de pesquisas e reflexões sobre os embates atuais em torno daspráticas intra e inter Poder da Mídia, portanto, aspectos relacionados à Mídia, à sociedade, à política, à economia e à cultura relacionadas ao desfragmentar do poder (em seus diversos aparelhos privados de hegemonia), dentro do próprio aparelho de Estado, não se sedimenta restritamente  em requisitos econômicos, mas numa configuração que envolve além do econômico, a presença da(s)  memória(s), de identidade(s) e de um lugar para poder pensar o próprio pensar vigente, tanto em relação as memórias como em relações  as identidades. Essas noções conceituais fundem-se para sedimentar o espaço apropriado para as discussões em torno do conhecimento. 

Curador do Simpósio Ipu - Marcos Sampaio 
(88)97620191


Para maiores informações sobre a programação do V Simpósio Ipu e como realizar sua inscrição no evento, acesse o blog do Simpósio de Ipu: http://simposiodeipu.blogspot.com.br/ ou entre em contato com o curador do Simpósio Ipu - Marcos Sampaio : (88)97620191





OFICINA: "Um despertar para a Educação Patrimonial"




No dia 14 de maio de 2013, foram realizadas em Sobral, durante manhã e tarde, dentro da programação do III Seminário PET – História & Ensino de História, oficinas apresentadas pelos bolsistas do PIBID História-UVA com a temática “Um despertar para a Educação Patrimonial”. As oficinas foram realizadas nas seguintes escolas: E.E.F. Prof. Gerardo Rodrigues, E.E.F. Netinha Castelo, Colégio Estadual Dom José Tupinambá da Frota e CERE Prof. José Euclides Ferreira Gomes.

Colégio Estadual Dom José Tupinambá da Frota
A partir de alguns trabalhos já realizados, apresentados, e outros que ainda estão sendo desenvolvidos pelos bolsistas do PIBID do curso de História na área do “Patrimônio” nas escolas Ministro Jarbas Passarinho e Prof. Luis Felipe, foi pensado então em ampliar a discussão sobre Educação Patrimonial às escolas do município de Sobral, conforme já citadas acima, buscando atender a alunos do ensino fundamental do 6º ao 9º Ano. A oficina teve o objetivo de discutir o patrimônio histórico-cultural, local ou nacional, para um melhor entendimento e consequente preservação e valorização de tal.

Alunos na escola Prof. Gerardo Rodrigues
Com base na importância da preservação dos patrimônios históricos artísticos e culturais para que com isso seja preservado a memória e a identidade de um povo, comunidade ou nação, buscamos com a temática “Um despertar para a Educação Patrimonial”, apresentar os conceitos sobre: Patrimônio, patrimônios materiais, patrimônios imateriais, bens culturais, preservação, tombamento, IPHAN, cultura, identidade e memória. Buscamos enfatizar a importância de se preservar também os patrimônios mais próximos desde a própria casa, praça do bairro ou cidade, escola, a vida, o próprio corpo, a família, as amizades entre outros.

A oficina seguiu com a apresentação dos conceitos acerca de patrimônio; discussão sobre a valorização patrimonial e cultural, e por fim foi feita uma atividade abordando o assunto promovido nas escolas, buscando, desse modo, um retorno do grupo trabalhado.

Alunos na escola CERE Prof. José Ferreira Gomes Júnior
Avalio o contato e oficinas realizadas com os alunos do ensino fundamental das escolas já mencionadas como atividades muito importantes e positivas, haja vista as discussões geradas entre os bolsistas do PIBID História e os alunos, e a compreensão deles conforme demonstrado nos trabalhos dirigidos acerca da importância de se preservar os seus patrimônios.


E.E.F. Professor Gerardo Rodrigues

  

   
 


CERE Professor Euclides Ferreira Gomes Júnior




E.E.F.M. Dom José Tupinambá da Frota




E.E.F. Netinha Castelo




III Seminário PET - História & Ensino de História



Durante os dias 14 a 17 de maio de 2013 foi realizado no Centro de Ciências Humanas (CCH), Campus Junco, o III Seminário PET História da UVA com a temática História & Ensino de História. O evento foi bastante produtivo com a realização de Palestras, Minicursos, Simpósios Temáticos e Oficinas, buscando abordagens que possibilitem o debate sobre o tema e suas interdisciplinaridades. 


Na abertura do III Seminário PET História, no dia 14 de maio, foi feito o lançamento do livro “Um PET no sertão”, livro esse organizado pelo professor Carlos Augusto Pereira dos Santos, que apresenta o resumo sobre a trajetória e produção do Grupo PET História da UVA, resultados do biênio 2010-2012 do PET História, com uma catalogação de trabalhos realizados e apresentados pelos Bolsistas do PET e demais acadêmicos do curso de História.

domingo, 21 de abril de 2013

PARTICIPAÇÃO DO GRUPO PIBID HISTÓRIA UVA NO SEMINÁRIO PET


AÇÕES PROPOSTAS A SEREM REALIZADAS:



1. EXPOSIÇÃO

            Com o intuito de se apresentar para o curso de História, além de divulgar as ações desenvolvidas pelo Grupo PIBID História UVA, foi pensado como uma das ações do PIBID História no Seminário PET, uma exposição, pelo turno da noite, tanto dos componentes deste projeto como suas proposta e ações já ocorridas e ainda em andamento. Isso, tomando por base o fato de o PIBD ser o único grupo existente do curso de História a está diretamente ligado à escola, ao ensino de História, tema, por sua vez, do III Seminário PET.

            Com isso, foi pensada uma exposição composta por todos os membros do grupo, os quais apresentaram e explanaram sobre suas experiências no PIBID História UVA, o que por sua vez, contará com exibição de vídeos, fotografias, slides, som, alguns dos materiais desenvolvidos pelo grupo e pelos alunos envolvidos nos projetos já elaborados, banners e as mídias tecnológicas.


2. REALIZAÇÃO DE OFICINAS

            Outra proposta de atividade a ser desenvolvida no Seminário PET pelo Grupo PIBID História UVA é a realização de oficinas acerca de “Patrimônio e Identidade”, assuntos estes já sendo trabalhados nas duas escolas envolvidas no projeto, e que tem por objetivo principal sensibilizar o público envolvido para o melhor conhecimento e consequente preservação de tal patrimônio correspondente a diversas identidades.

            Assim como a exposição contará com a participação de todo o Grupo PIBID História UVA, será necessário o envolvimento de todos na realização dessas oficinas, as quais ocorreram pela manhã e pela tarde em quatro escolas públicas da cidade de Sobral, em séries do Ensino Fundamental II, as escolas são possivelmente: E.E.F. Prof. Gerardo Rodrigues, E.E.F. Netinha Castelo, E.E.F.M. Dom José Tupinambá da Frota e CERE-Prefeito José Euclides Ferreira Gomes Júnior.



Projeto Patrimônio Histórico-Cultural e História Local


Os bolsistas do PIBID/História que atuam na E.E.F.M. Profº. Luís Felipe estiveram realizando no dia 03 de Março a apresentação do Projeto Patrimônio Histórico-Cultural e História Local para os alunos que cursam o segundo ano do ensino médio naquela escola. As apresentações do projeto ocorreram pela manhã e tarde, com um cronograma de atividades educativas realizadas pelos bolsistas sobre educação patrimonial e história local, visando desenvolver nos alunos a percepção e o espírito crítico a cerca de todo o patrimônio cultural que nos cerca, desde os bens materiais como os bens imateriais.


O projeto objetiva também despertar a consciência do público alvo a preservação dos patrimônios culturais, não somente aqueles que herdamos dos nossos antepassados, mas também os nossos “Patrimônios Vivos”, como por exemplo, a culinária, expressões artísticas e religiosas, jogos, receitas, patrimônios públicos, entre outros.

Foi feita a declamação da poesia Canção do Exílio, de Gonçalves Dias, seguindo-se da realização de uma dinâmica de interação com os alunos, onde os mesmos, se colocam em uma situação semelhante a que Gonçalves Dias descreve em Canção do Exílio. A metodologia segue com os alunos sendo postos em uma situação como se estivessem em outro país, longe de sua terra, em seguida eles recebem um papel onde escrevem e botam dentro de uma caixa o nome de lugares, expressões ou costumes existentes em seu local de origem que poderia fazê-los referenciar, ou trazer a identidade do seu lugar de origem. Essa dinâmica tende socializar com os alunos, com base nas suas colocações e citações, sobre a importância do patrimônio cultural como constituintes da identidade local.



Em seguida foi feita a socialização de conceitos concernentes a patrimônio, identidade, memória, preservação, história local, atribuições do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).