Os bolsistas do PIBID/História que
atuam na E.E.F.M. Profº. Luís Felipe estiveram realizando no dia 03 de Março a
apresentação do Projeto Patrimônio Histórico-Cultural e História Local para os
alunos que cursam o segundo ano do ensino médio naquela escola. As apresentações
do projeto ocorreram pela manhã e tarde, com um cronograma de atividades
educativas realizadas pelos bolsistas sobre educação patrimonial e história
local, visando desenvolver nos alunos a percepção e o espírito crítico a cerca
de todo o patrimônio cultural que nos cerca, desde os bens materiais como os
bens imateriais.
O projeto objetiva também despertar a
consciência do público alvo a preservação dos patrimônios culturais, não
somente aqueles que herdamos dos nossos antepassados, mas também os nossos
“Patrimônios Vivos”, como por exemplo, a culinária, expressões artísticas e
religiosas, jogos, receitas, patrimônios públicos, entre outros.
Foi feita a declamação da poesia Canção
do Exílio, de Gonçalves Dias, seguindo-se da realização de uma dinâmica de
interação com os alunos, onde os mesmos, se colocam em uma situação semelhante
a que Gonçalves Dias descreve em Canção do Exílio. A metodologia segue com os
alunos sendo postos em uma situação como se estivessem em outro país, longe de
sua terra, em seguida eles recebem um papel onde escrevem e botam dentro de uma
caixa o nome de lugares, expressões ou costumes existentes em seu local de
origem que poderia fazê-los referenciar, ou trazer a identidade do seu lugar de
origem. Essa dinâmica tende socializar com os alunos, com base nas suas
colocações e citações, sobre a importância do patrimônio cultural como
constituintes da identidade local.
Em seguida foi feita a socialização de
conceitos concernentes a patrimônio, identidade, memória, preservação, história
local, atribuições do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
(IPHAN).
Nenhum comentário:
Postar um comentário