domingo, 21 de abril de 2013

Projeto Patrimônio Histórico-Cultural e História Local


Os bolsistas do PIBID/História que atuam na E.E.F.M. Profº. Luís Felipe estiveram realizando no dia 03 de Março a apresentação do Projeto Patrimônio Histórico-Cultural e História Local para os alunos que cursam o segundo ano do ensino médio naquela escola. As apresentações do projeto ocorreram pela manhã e tarde, com um cronograma de atividades educativas realizadas pelos bolsistas sobre educação patrimonial e história local, visando desenvolver nos alunos a percepção e o espírito crítico a cerca de todo o patrimônio cultural que nos cerca, desde os bens materiais como os bens imateriais.


O projeto objetiva também despertar a consciência do público alvo a preservação dos patrimônios culturais, não somente aqueles que herdamos dos nossos antepassados, mas também os nossos “Patrimônios Vivos”, como por exemplo, a culinária, expressões artísticas e religiosas, jogos, receitas, patrimônios públicos, entre outros.

Foi feita a declamação da poesia Canção do Exílio, de Gonçalves Dias, seguindo-se da realização de uma dinâmica de interação com os alunos, onde os mesmos, se colocam em uma situação semelhante a que Gonçalves Dias descreve em Canção do Exílio. A metodologia segue com os alunos sendo postos em uma situação como se estivessem em outro país, longe de sua terra, em seguida eles recebem um papel onde escrevem e botam dentro de uma caixa o nome de lugares, expressões ou costumes existentes em seu local de origem que poderia fazê-los referenciar, ou trazer a identidade do seu lugar de origem. Essa dinâmica tende socializar com os alunos, com base nas suas colocações e citações, sobre a importância do patrimônio cultural como constituintes da identidade local.



Em seguida foi feita a socialização de conceitos concernentes a patrimônio, identidade, memória, preservação, história local, atribuições do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Nenhum comentário:

Postar um comentário