domingo, 21 de abril de 2013

PARTICIPAÇÃO DO GRUPO PIBID HISTÓRIA UVA NO SEMINÁRIO PET


AÇÕES PROPOSTAS A SEREM REALIZADAS:



1. EXPOSIÇÃO

            Com o intuito de se apresentar para o curso de História, além de divulgar as ações desenvolvidas pelo Grupo PIBID História UVA, foi pensado como uma das ações do PIBID História no Seminário PET, uma exposição, pelo turno da noite, tanto dos componentes deste projeto como suas proposta e ações já ocorridas e ainda em andamento. Isso, tomando por base o fato de o PIBD ser o único grupo existente do curso de História a está diretamente ligado à escola, ao ensino de História, tema, por sua vez, do III Seminário PET.

            Com isso, foi pensada uma exposição composta por todos os membros do grupo, os quais apresentaram e explanaram sobre suas experiências no PIBID História UVA, o que por sua vez, contará com exibição de vídeos, fotografias, slides, som, alguns dos materiais desenvolvidos pelo grupo e pelos alunos envolvidos nos projetos já elaborados, banners e as mídias tecnológicas.


2. REALIZAÇÃO DE OFICINAS

            Outra proposta de atividade a ser desenvolvida no Seminário PET pelo Grupo PIBID História UVA é a realização de oficinas acerca de “Patrimônio e Identidade”, assuntos estes já sendo trabalhados nas duas escolas envolvidas no projeto, e que tem por objetivo principal sensibilizar o público envolvido para o melhor conhecimento e consequente preservação de tal patrimônio correspondente a diversas identidades.

            Assim como a exposição contará com a participação de todo o Grupo PIBID História UVA, será necessário o envolvimento de todos na realização dessas oficinas, as quais ocorreram pela manhã e pela tarde em quatro escolas públicas da cidade de Sobral, em séries do Ensino Fundamental II, as escolas são possivelmente: E.E.F. Prof. Gerardo Rodrigues, E.E.F. Netinha Castelo, E.E.F.M. Dom José Tupinambá da Frota e CERE-Prefeito José Euclides Ferreira Gomes Júnior.



Projeto Patrimônio Histórico-Cultural e História Local


Os bolsistas do PIBID/História que atuam na E.E.F.M. Profº. Luís Felipe estiveram realizando no dia 03 de Março a apresentação do Projeto Patrimônio Histórico-Cultural e História Local para os alunos que cursam o segundo ano do ensino médio naquela escola. As apresentações do projeto ocorreram pela manhã e tarde, com um cronograma de atividades educativas realizadas pelos bolsistas sobre educação patrimonial e história local, visando desenvolver nos alunos a percepção e o espírito crítico a cerca de todo o patrimônio cultural que nos cerca, desde os bens materiais como os bens imateriais.


O projeto objetiva também despertar a consciência do público alvo a preservação dos patrimônios culturais, não somente aqueles que herdamos dos nossos antepassados, mas também os nossos “Patrimônios Vivos”, como por exemplo, a culinária, expressões artísticas e religiosas, jogos, receitas, patrimônios públicos, entre outros.

Foi feita a declamação da poesia Canção do Exílio, de Gonçalves Dias, seguindo-se da realização de uma dinâmica de interação com os alunos, onde os mesmos, se colocam em uma situação semelhante a que Gonçalves Dias descreve em Canção do Exílio. A metodologia segue com os alunos sendo postos em uma situação como se estivessem em outro país, longe de sua terra, em seguida eles recebem um papel onde escrevem e botam dentro de uma caixa o nome de lugares, expressões ou costumes existentes em seu local de origem que poderia fazê-los referenciar, ou trazer a identidade do seu lugar de origem. Essa dinâmica tende socializar com os alunos, com base nas suas colocações e citações, sobre a importância do patrimônio cultural como constituintes da identidade local.



Em seguida foi feita a socialização de conceitos concernentes a patrimônio, identidade, memória, preservação, história local, atribuições do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).