sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Resgate Histórico


No dia 23, de Outubro de 2012 os bolsistas do PIBID que atuam na E.E.F.M Professor Luís Felipe estiveram estiveram realizando mais uma atividade referente ao Projeto de Consciência Negra intitulado como "Sou Negro, Sou Gente: Um povo sem memória é como uma árvore sem raízes". A atividade realizada foi o resgate histórico, por meio do qual os  bolsistas alunos do curso de História estiveram expondo os conceitos sobre preconceito, discriminação, racismo e fizeram uma breve contextualização sobre a contribuição da cultura Afro-Brasileira bem como também o processo histórico dos negros em nosso país desde o descobrimento do Brasil.

Abordamos também sobre as comidas típicas, danças, estilos musicais, capoeira, religião e as festividades populares, todas características da cultura Afro-Brasileira. Discutimos com os alunos sobre a lei nº 10.639 promulgada em 2003 que passou a exigir que as escolas de ensino fundamental e médio incluísse no currículo o ensino da história e cultura afro-brasileira.

A imagem acima mostra os momentos em que os bolsistas estiveram nas salas dos 2º Anos do Ensino Médio realizando a atividade.

O resgate histórico foi uma atividade de abertura de um Projeto que já está sendo executado na Escola Luís Felipe pelos bolsistas. Começou com essa atividade no dia 23 de Outubro e terá culminância no dia 20 de Novembro, data essa que comemora-se o dia da Consciência Negra em nosso país. Importante ressaltar o apoio e parceria do núcleo gestor da escola,  dos professores e da supervisora Vanderly para a execução deste projeto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário