segunda-feira, 24 de dezembro de 2012
sexta-feira, 2 de novembro de 2012
Apresentação do Vídeo "Vista minha Pele"
No dia 30 de Outubro, como mais uma atividade do Projeto de Consciência Negra, estivemos apresentando para os alunos da escola Luís Felipe, o Curta "Vista minha Pele" de Joel Zito Araújo & Dandara. A apresentação do vídeo foi na Casa de Cultura de Sobral.
Logo após a exibição do curta metragem muitos alunos tiveram a oportunidade de debaterem sobre a temática do Curta que aborda sobre o racismo e preconceito em sala de aula, muitos alunos falaram sobre experiências de preconceitos já vivenciado por eles mesmos, parentes ou amigos, e o vídeo foi muito importante por trazer uma história inversa, onde mostra os brancos sendo discriminados desde o início da formação brasileira e os negros serem uma classe dominante. Tal qual riquíssima temática, podemos gerar com a apresentação do vídeo uma ótima discussão e reflexão a cerca da importância da cultura Afro-Brasileira em nosso país.
SINOPSE
Nesta história invertida, os negros são a classe dominante e os brancos foram escravizados. Os países pobres são Alemanha e Inglaterra, enquanto os países ricos são, por exemplo, África do Sul e Moçambique. Maria é uma menina branca, pobre, que estuda num colégio particular graças à bolsa-de-estudo que tem pelo fato de sua mãe ser faxineira nesta escola. A maioria de seus colegas a hostilizam, por sua cor e por sua condição social, com exceção de sua amiga Luana, filha de um diplomata que, por ter morado em países pobres, possui uma visão mais abrangente da realidade.
Maria quer ser "Miss Festa Junina" da escola, mas isso requer um esforço enorme, que vai desde a superação do padrão de beleza imposto pela mídia, onde só o negro é valorizado, à resistência de seus pais, à aversão dos colegas e à dificuldade em vender os bilhetes para seus conhecidos, em sua maioria muito pobres. Maria tem em Luana uma forte aliada e as duas vão se envolver numa série de aventuras para alcançar seus objetivos. O centro da história não é o concurso, mas a disposição de Maria em enfrentar essa situação. Ao final ela descobre que, quanto mais confia em si mesma, mais capacidade terá de convencer outros de sua chance de vencer.
Sinopse extraída de : http://cineaprendizagem.blogspot.com.br/2011/04/vista-minha-pele.html
Assista o vídeo:
Resgate Histórico
No dia 23, de Outubro de 2012 os bolsistas do PIBID que atuam na E.E.F.M Professor Luís Felipe estiveram estiveram realizando mais uma atividade referente ao Projeto de Consciência Negra intitulado como "Sou Negro, Sou Gente: Um povo sem memória é como uma árvore sem raízes". A atividade realizada foi o resgate histórico, por meio do qual os bolsistas alunos do curso de História estiveram expondo os conceitos sobre preconceito, discriminação, racismo e fizeram uma breve contextualização sobre a contribuição da cultura Afro-Brasileira bem como também o processo histórico dos negros em nosso país desde o descobrimento do Brasil.
Abordamos também sobre as comidas típicas, danças, estilos musicais, capoeira, religião e as festividades populares, todas características da cultura Afro-Brasileira. Discutimos com os alunos sobre a lei nº 10.639 promulgada em 2003 que passou a exigir que as escolas de ensino fundamental e médio incluísse no currículo o ensino da história e cultura afro-brasileira.
A imagem acima mostra os momentos em que os bolsistas estiveram nas salas dos 2º Anos do Ensino Médio realizando a atividade. |
O resgate histórico foi uma atividade de abertura de um Projeto que já está sendo executado na Escola Luís Felipe pelos bolsistas. Começou com essa atividade no dia 23 de Outubro e terá culminância no dia 20 de Novembro, data essa que comemora-se o dia da Consciência Negra em nosso país. Importante ressaltar o apoio e parceria do núcleo gestor da escola, dos professores e da supervisora Vanderly para a execução deste projeto.
Planejamento da Semana da Consciência Negra
Alunos bolsistas em planejamento das atividades que serão desenvolvidas na escola Jarbas Passarinho durante uma semana em comemoração a consciência negra. Durante a reunião os bolsistas tiveram a oportunidade de marcar com o Professor de Capoeira Béne a contextualização da atividade sobre Capoeira. Trataram também sobre a dança, as comidas típicas, palestras e exposição de fotografias durante a semana da Consciência Negra.
VISITA TÉCNICA A E.E.F.M MINISTRO JARBAS PASSARINHO
Os alunos bolsistas do PIBID do subprojeto História conhecendo a escola Jarbas Passarinho. Na ocasião os mesmos tiveram a oportunidade de conhecer o espaço físico no qual irão executar suas atividades com os alunos, conheceram também a parte pedagógica da escola. Conheceram os alunos e professores e tiveram contato com os materiais e recursos pedagógicos da escola.
quarta-feira, 24 de outubro de 2012
Reunião com os Bolsistas do PIBID/HISTÓRIA na E.E.F.M Ministro Jarbas Passarinho
Aconteceu dia 10 de Outubro, de 2012, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ministro Jarbas Passarinho, uma reunião para tratar da organização do projeto referente a comemoração da consciência negra, o qual está sendo executado pelos bolsistas do PIBID do subprojeto da área de História e o Núcleo Gestor da escola.
Na ocasião fizeram-se presentes na reunião os dez bolsistas que estão atuando no desenvolvimento do projeto na escola já mencionada sob a supervisão da Professora Maria do Livramento de Carvalho Macedo.
sábado, 22 de setembro de 2012
VISITA TÉCNICA À E.E.F.M PROF. LUÍS FELIPE
Nos dias 19 e 20 de Setembro os
jovens bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID)
estiveram visitando em Sobral a Escola de Ensino Fundamental e Médio Professor
Luís Felipe juntamente com a professora Luciana Moura –História/UVA. Fomos
recebidos e supervisionados pela professora Vanderly Gomes Ximenes Taboza.
quinta-feira, 30 de agosto de 2012
“Dom qui Chove”
SINOPSE
A história toda se passa numa biblioteca, onde um menino é posto de castigo e terá que lê cincos livros. O menino então encontra um livro antigo que ao lê-lo faz surgir o personagem do livro “Dom qui Chove” este convida o menino a conhecer o mundo da imaginação e juntos podem inventar suas próprias estórias e até escrever seu próprio livro, pois escrever é um dom que chove pensamento.
Nessa viagem eles encontram dois palhaços perdidos, um artista de rua e sua caravana de marionetes e encontram também a Gigante ignorância, a vilã da estória que tenta impedir o menino de sonhar e acreditar em Dom Qui Chove.
O espetáculo é uma mistura de diversas linguagens do teatro naturalista, passando pelo circo, teatro-de-boneco, música e dança. Levando ao público um espetáculo lúdico, divertido e encantador para todas as idades.
Assinar:
Postagens (Atom)